O Evento

O Brasil está na moda. E não é só pelo frisson das modelos brasileiras nas passarelas internacionais. O país vem se destacando também, pela sua excelente atuação no cenário da moda, com criações de estilo, classe e atitude. O São Paulo Fashion Week, por exemplo, é o mais importante evento de moda da América Latina e o quinto maior do mundo, segundo revistas especializadas no assunto.

E se o Brasil hoje, brilha nas passarelas, o Maranhão também faz bonito com o SLZ Fashion. O evento, que há 6 anos coloca a capital maranhense no circuito da moda nacional, tem como idealizadores o stylist de beleza Edilson Ferreira, a consultora de imagem Rafaela Albuquerque e a advogada Fernanda Almeida.

À frente dos bastidores, Rafaela e Edilson utilizam sua experiência, que os tornaram ícones da moda local, e fazem do SLZ Fashion objeto de desejo de toda sociedade maranhense. O badaladíssimo evento é realizado uma vez por ano e tem a expectativa de receber um público de mais de 15.000 pessoas nos seus 3 dias de edição. É a high society, formadores de opinião e toda mídia registrando cada minuto e prestigiando as melhores grifes, modelos de sucesso e estilistas locais desfilando o melhor das tendências nacionais e internacionais. O evento é responsável por estar mudando o cenário da moda local e por atrair uma mídia cada vez mais segmentada e importante para cidade. Este ano o SLZ Fashion será realizado nos dias 25,26 e 27 de setembro.

Rafaela Albuquerque, Edilson Ferreira e Fernanda Almeida

De casa nova

Rafaela Albuquerque, Edilson Ferreira e Fernanda Almeida

A sétima edição do SLZ Fashion está de casa nova. Depois do Espaço Renascença, Convento das Mercês e Centro Convenções, o novo cenário da moda no Maranhão será o último piso do Shopping da Ilha, em uma área destinada à expansão do shopping e que vai ser dedicada integralmente ao evento.

Promover a moda está no dna da Sá Cavalcante. A empresa sempre aliou o fomento à moda em suas diversas operações. No Espírito Santo, onde opera dois shoppings, o Praia da Costa (Vila Velha -ES) e Mestre Álvaro (Serra -ES) desenvolve diversos eventos com nomes ligados à indústria da moda e ainda realiza a Semana de Moda do Shopping Praia da Costa.

Em São Luís, há três anos é patrocinadora do SLZ Fashion, e junto com Rafaela Albuquerque vem apoiando e promovendo diversos eventos e palestras sobre moda. E agora a parceria é ainda maior! O Shopping da Ilha parte para receber o maior evento de moda da capital maranhense nas suas dependência e à assinar como patrocinador máster do evento.

A mudança trouxe, além do novo endereço, toda uma estrutura reformulada. Quem idealizou a estrutura assim como todos os detalhes para a realização do projeto foi a empresa Caco de Telha, uma das principais produtoras de eventos do país – de propriedade da cantora Ivete Sangalo.

O Tema

A campanha, o logotipo, design e comunicação visual originais ficam à cargo da agência PHOCUS PROPAGANDA, que, nas mãos do publicitário Daniel Caracas transformam sonho em realidade. "Há sete anos pensamos juntos o SLZ Fashion e, a cada ano, buscamos inovar e surpreender o público. Este ano o tema do evento em homenagem aos 400 anos de São Luís é uma forma de celebrar a cidade. Uma mistura entre o passado/moderno e história/fashion. Estamos muito satisfeitos com o resultado final e esperamos que agrade ao público também".

Algumas características foram observadas durante a idealização da campanha. “Não há como focar em apenas um ícone da cidade sem soar cliché. Mas é importante utilizar os ícones, por ser uma homenagem e ainda pelo fato de que cada elemento possui forte conexão com o público local” conta o publicitário.

O logo desviou o percurso natural que era sempre de atrelar o ano da edição, e através de um recusro gráfico, aglutinou o nome do evento ao número de aniversário da cidade.

Os ícones de São Luis ganharam uma nova ótica, com referência nos trabalhos do artista plástico americano Andy Warhol e do ilustrador filandês Antti Uotila. O resultado é rico em conteúdo e moderno na forma.

“Os eventos de moda geralmente possuem uma postura engajada. O próprio SLZ Fashion sempre arrecada alimentos não perecíveis todos os anos. Mas devemos e podemos aguçar a mensagem relevante do evento. O SLZ Fashion se apresenta com uma grande celebração aos 400 anos de São Luís” ressalta Edilson Ferreira.

E vamos muito além. O slogan “Você continua a história”, cria uma quebra de expectativa. A celebração passa a ser atrelada a uma reflexão. “Chegamos até aqui. O que você vai fazer a partir de agora para continuar escrevendo essa grande história?”. Celebração + Modernidade + Engajamento.

Dessa forma, foi desenvolvido um poema em que cada palavra representa uma parte, um índice da história da cidade. No convite ou no anúncio, o poema faz com que o público gaste mais tempo em contato com a marca.

Poema

A chegada. O forte.
A batalha. A expulsão.
Os casarões. Os azulejos.
A invasão. A reconquista.
A emancipação. A cidade.
A separação. A revolta.
O algodão. A riqueza.
A poesia. O amor.
As lendas. A carruagem.
A serpente. A fonte.
Os palácios. Os leões.
O boi. O reggae.

O horizonte. Os navios.
As praias. O caranguejo.
O cuxá. O pequeno.
O crescimento. Os prédios.
O trânsito. A metrópole.
O patrimônio. 4 séculos.
A celebração.

SLZ Fashion 400 anos.
Você continua a história.

Line-up

Dia 25/09
  • Victor Dzenk
  • Looxx e Francesca Romana Diana
  • Ellas Boutique
  • Cavalera
  • Lounge
  • Gregory
  • Emporio Naka
  • Chico Coimbra
  • Myth
Dia 26/09
  • Carmen Steffens
  • Villa
  • Jelly
  • Checklist
  • Richards
  • Officina
  • Julienne Santos
  • Lacoste
  • Maria Filó
Dia 27/09
  • Elle Jolie – Fause Haten
  • Samuel Cirnansck
  • Folic
  • Jorge Bischoff e Heliana Alencar
  • Fashion to Love
  • Couro & Cia
  • Espaço Festa por Vanuza Araújo
  • My Place
  • Léo Rodrigues

Concurso

Uma das grandes preocupações do São Luis Fashion é a de fomentar e promover a moda local. E uma das formas encontradas para garantir o futuro de jovens talentos maranhenses na tão sonhada carreira no mundo da moda, foi a criação do Concurso de Novos Talentos SLZ Fashion, que há 5 anos em parceria com a CI – Central de Intercâmbio e Fitta premiam um jovem estilista com um curso de moda no exterior.

As inscrições são realizadas no site do evento (www.slzfashion.com.br) e o interessado deverá desenhar uma mini coleção com 3 croquis, e confeccionar uma das peças para ser apresentada aos jurados (a banca é sempre formada por respeitáveis profissionais de moda de fora do Estado). O resultado é divulgado após o último desfile, no encerramento do evento. Além do curso, o vencedor ganha a chance de desfilar uma coleção no SLZ Fashion 2013.

“Essa é uma das minhas partes favoritas do evento. É a oportunidade que temos de conhecer e incentivar talentos locais. A Julienne Santos é um exemplo de estilista que conhecemos através do primeiro ano do concurso e mesmo sem ter ganho naquela oportunidade, acreditamos no seu potencial e há dois anos ela faz parte do line-up do evento. E muitos outros continuam fazendo parte do SLZ Fashion, vendendo suas criações na lojinha que disponibilizamos dentro do evento para promover a moda local”, conta Rafaela Albuquerque.

Sucesso em números

Conheça os números da última edição:

  • Mais de 17.000 pessoas em público
  • Mais de 2 milhões em investimento
  • 27 desfiles
  • 640 trocas de roupas
  • 35 modelos
  • 8 artistas de grande reconhecimento nacional
  • 40 m de passarela
  • Sala de desfile com capacidade para 1.900 pessoas
  • 45 profissionais para backstage
  • 15 patrocinadores
  • 17 apoiadores
  • 2 produtores
  • 4 stylist
  • Capa de jornal durante a realização do evento
  • Mais de 3000 empregos diretos e indiretos gerados

“Temos uma equipe engajada, que vibra e acompanha o crescimento do evento a cada edição. Com o novo endereço e a assinatura da Caco de Telha acreditamos que entraremos em uma nova era para o SLZ Fashion e para a moda local” finaliza Fernanda Almeida.

SLZ Fashion 400 anos.
Você continua a história.

Rafaela Albuquerque

Rafaela Albuquerque

Consultora de Moda e Imagem pelo Instituto Marangoni – Milão e membro da AICI – Association of Image Consultants International. É especializada em "Análise de Cores", "Planejamento e Desenvolvimento de Coleções", "Consultoria de Moda e Imagem para o Varejo de Moda" e "Etiqueta Social". Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Produz o São Luís Fashion e a Casar Bem – Noivas & Festas.

Edilson Ferreira

Edilson Ferreira

O maquiador maranhense Edilson Ferreira é um dos idealizadores do SLZ FASHION. Ele está no mercado da moda e da publicidade há 24 anos, é autor do Projeto SLZ FASHION, abraçado por Rafaela Albuquerque, sua sócia no evento e já fez várias capas e editoriais de moda para as mais conceituadas revistas brasileiras. Já trabalhou com os tops fotógrafos do país, como: Jr. Duran, Bob Wolfeson, Robert Schwenck, Aderi Costa, Nana Moraes, Vicente de Paulo, Markinhos Fortes, Eduardo Resende, entre tantos outros. Além de ser um dos Make & Hair mais solicitados para trabalhar com as estrelas da TV brasileira e de maquiar as mais belas tops do planeta.

Fernanda Almeida

Fernanda Almeida

Advogada responsável pela assessoria jurídica do SLZ Fashion, integra a sociedade de advogados Almeida & Associados, Consultoria e Advocacia. Fernanda Almeida Silva faz parte da equipe executiva do evento, auxiliando os idealizadores, e o próprio mercado de moda local, a levar a efeito um espaço de trabalho e realizações para os profissionais e negócios voltados à moda.